1 de outubro de 2014

Novos AVRs Denon com Dolby Atmos


 
Dolby Atmos é uma revolucionária tecnologia criada pelos laboratórios Dolby e pelos principais estúdios de Hollywood para dar uma nova dimensão sonora ao cinema e que é agora possível também desfrutar em nossas casas através de uma nova geração de recetores A/V, de que os Denon AVR-X5200W e X-4100W são exemplo.
O que distingue o Dolby Atmos dos anteriores formatos multicanal é a sua filosofia básica: enquanto até aqui tínhamos um conceito de múltiplos canais áudio, o Dolby Atmos introduz o conceito de objetos áudio. Mas para transferir este novo conceito das salas de cinema para as salas das nossas casas são necessários novos recetores A/V. E é aqui que entram os Denon AVR X-5200W e X-4100W.
Atual topo-de-gama da Série X da Denon, o AVR-X5200W oferece de 9 canais de amplificação num total de 1.845 Watts (9x205 W) mas é capaz de controlar até um máximo de 11 colunas. O AVR-X4100W oferece todas as funcionalidades semelhantes ao seu irmão mais potente num equipamento mais acessível com sete canais de amplificação (7x200 W) e capaz de controlar um máximo de 9 colunas.
Tanta capacidade de amplificação pode parecer exagerada, mas uma vez que para se tirar total partido de uma instalação Dolby Atmos é necessário colunas de teto (ou colunas que, apontadas para o teto, façam refletir o som para que ele seja projetado de cima para baixo), depressa se percebe que tanta capacidade não é demais.
É por isso que as configurações Dolby Atmos são designadas por três algarismos e não apenas dois. Por exemplo, quando falamos numa topologia 5.1.4, isso significa 5 colunas no plano principal (normalmente duas frontais, uma central e duas traseiras), 1 subwoofer e 4 colunas no teto (ou com reflexão no teto).
No caso do Denon AVR-X5200W, as topologias suportadas incluem 5.1.2, 5.1.4, 7.1.2, 7.1.4* ou 9.1.2*. O AVR-X4100W suporta 5.1.2, 5.1.41 ou 7.1.2*

________________________________

* Através de amplificação adicional

Além do processamento Dolby Atmos, este é também um dos AVRs de nova geração que suporta já calibração acústica profissional Audissey MultEQ Pro, uma tecnologia que facilita a instalação e configuração de sistemas através de serviços profissionais, com resultados muito superiores aos que são possíveis com os sistemas de calibração mais básicos.
Eis outras das suas funcionalidades:
7+1 entradas e 2+1 saídas HDMI com suporte para vídeo 4K
É possível ligar até 8 sistemas com suporte para sinais de vídeo 4K através das entradas HDMI, com uma das entradas no painel frontal. Uma das saídas HDMI pode ser usada para uma zona diferente para além das duas outras saídas, que têm saída de sinal simultânea para uma outra sub-zona.
Bluetooth e Wi-Fi integrados, AirPlay, DLNA
O AVR-X5100W possui Bluetooth integrado, podendo ser memorizados até 8 dispositivos para um mais rápido emparelhamento. Ao integrar igualmente conectividade Wi-Fi, é possível uma mais fácil ligação à Internet através da rede doméstica, abrindo um mundo de música a partir de estações de rádio Internet bem como serviços de subscrição como o Spotify. Este AVR possui também suporte Apple AirPlay, para desfrutar das músicas favoritas sem fios a partir de dispositivos portáteis iOS, incluindo iPhone, iPod touch e iPad. A certificação DLNA 1.5 garante a conectividade com o seu PC ou Mac sem fios através da rede doméstica para capacidades de streaming adicionais.
Audyssey MultEQ-XT32 / LFC / Pro ready
Os AVR-X5100W e AVR-X4100W estão também preparados para Audyssey Pro para uma correção acústica avançada, realizada por instaladores profissionais.
Multi sala / Multi fonte
Estes novos AVRs permitem desfrutar de uma fonte na zona principal (a sala onde estão instalados) bem como em duas zonas suplementares (Zone 2 e Zone 3). A fonte pode ser a mesma para todas as zonas, ou podemos usar diferentes fontes em cada uma das salas.
Distribuídos em Portugal pela Infinite Connections, os recetores A/V Denon AVR-X5200W e AVR-X4100W estão já disponíveis, em preto e silver premium com um preço sugerido de €2.249 e de €1.699, respetivamente.
Mais informações:
Denon AVR-X5200W:
http://j.mp/AVR-X5200W
Denon AVR-X4100W:
http://j.mp/AVR-X4100W
Dolby Atmos: www.dolby.com/us/en/technologies/dolby-atmos.html
Audissey MultEQ Pro:
www.audyssey.com/technologies/multeq/multeq-pró