19 de agosto de 2014

KEF Reference 5 é o equipamento de áudio high-end do ano

Model-5-Pair-Rosewood-WBG%20EISA-X3

O júri dos EISA Awards (www.eisa.eu) anunciou a atribuição do prémio “Melhor Produto de Áudio High End” às novas colunas topo-de- gama da KEF, mais propriamente ao modelo Reference 5, distribuído em Portugal pela Infinite Connections.

O júri do prémio EISA explica que, “ao longo de mais de 40 anos, o porta-estandarte da gama KEF tem sido distinguido pelo nome ‘Reference’ – um exercício de engenharia de alta qualidade que é agora atualizado com estrondo para 2014 com o lançamento de cinco novas colunas da gama Reference”.

Disponíveis com acabamentos Deep Piano Black, Satin American Walnut, Luxury Gloss Rosewood, Blue Ice White e Copper Black Aluminium, as Reference 5 elevam-se orgulhosas a 1,35 metros do chão como porta-estandarte da gama. Segundo a EISA, “a combinação de quatro unidades de graves de 6,5’’ de novo desenho, com cones de contorno em alumínio desenhados para complementarem o sistema Uni-Q [em que um tweeter é integrado no centro de uma unidade de médios], entregam um som profundamente impressionante e realista”.

“Este facto, juntamente com a sua sensibilidade acima da média, excelente extensão de graves e design elegante, contribuiu para que a Reference 5 tenha ganho o prémio de áudio high end da EISA”.

A EISA é uma prestigiada associação independente criada em 1982 e que reúne 50 revistas especializadas (áudio, vídeo e fotografia) provenientes de 20 países europeus. Entre outras iniciativas, a organização promove anualmente os EISA Awards, considerados como os “Óscares da Eletrónica de Consumo”.

Os prémios EISA serão entregues este ano em Berlin, por ocasião da feira IFA, no dia 7 de setembro. No final do mesmo mês, em Lisboa, serão entregues os prémios aos representes e distribuidores portugueses das marcas vencedoras.

A KEF leva muito a sério a gama Reference que, nesta última iteração, recebeu uma subtil alteração e é agora designada “The Reference” – para que não haja dúvidas de que a marca considera estas colunas como “a” referência, o padrão pelo qual todos os outros são julgados e ao qual aspiram.

Enquanto modelo mais sofisticado do topo desta gama, a Reference 5 é uma coluna de chão de três vias com 1,35 metros de altura capaz de uma reprodução extremamente transparente de toda a gama de frequências da música – desde uns graves poderosos que começam logo nos 40 Hz até uns cristalinos 35 kHz que ultrapassam até a capacidade de audição humana.

A sua grande sensibilidade de 90 dB e a capacidade de ser ligada a amplificadores até 400 watts permitem-lhe oferecer uma tremenda pressão sonora de 116 dB – muito mais do que o suficiente para reproduzir toda a grandeza de um concerto sinfónico ou os efeitos mais espetaculares de Hollywood.

Usadas apenas num sistema de dois canais ou acompanhadas de outros elementos da gama The Reference para o derradeiro sistema de cinema-em-casa, as Reference 5 são capazes de revelar subtilezas que nunca antes foram ouvidas ao mesmo tempo que mexem com as suas emoções através do poder de uma performance ao vivo.

Toda a série The Reference, da KEF, está já disponível em Portugal. As KEF Reference 5 têm um preço de €13.599/par com acabamentos Deep Piano Black ou Satin Walnut e de €14.999/par com acabamentos Kef Edition ou Luxury Gloss.

Mais informações em www.infiniteconnections.pt e em http://www.eisa.eu/awards/hi-fi/18/european-high-end-audio-2014-2015.html