2 de maio de 2014

Novos recetores A/V Marantz slim line

NR1604-SG34_product_01-L[1]

O mundo da alta-fidelidade criou desde há algum tempo um termo que joga com os estereótipos que tipicamente atribuímos aos membros de um casal: “WAF”, ou “Wife Acceptance Factor”. A ideia é a de que a metade masculina procura desempenho sem se preocupar com quaisquer outras questões; e que a metade feminina procura sobretudo estética – ou pelo menos um equilíbrio entre o desempenho e a estética. Nesta lógica, um equipamento com “WAF elevado” será algo que agradará a um dos elementos do casal mas não necessariamente a ambos.

Por isso, a busca pelo equipamento de cinema-em-casa perfeito termina muitas vezes em frustração, quando a máquina com todas as funcionalidades pretendidas por um dos membros do casal possui dimensões e/ou uma estética que colide com o espaço disponível, a integração no décor doméstico, os requisitos da cara-metade ou… com o simples bom senso. E temos que admitir que os recetores de cinema-em-casa, com os seus múltiplos canais de amplificação e enormes e pesadas caixas, são dos principais culpados pelos atropelos à harmonia doméstica.

É aqui que entram os novos recetores A/V slim-line Marantz NR-1604 e NR-1504. Usando o mesmo chassis e dimensões dos leitores de CD e Blu-ray da marca, estes recetores A/V apresentam um completo leque de funcionalidades com o qual a Marantz prova que é possível criar o melhor de dois mundos.

O Marantz NR-1604 é o modelo mais bem especificado desta gama, com 7 canais de amplificação (350 Watts no total), ligação digital para iPod/iPhone, capacidade de reprodução de áudio a partir de rede doméstica e Internet e um total de sete entradas HDMI, uma delas no painel frontal e uma saída HDMI com ARC (canal de retorno áudio).


Todos os modernos formatos de áudio multicanal são suportados, incluindo Dolby TrueHD, Dolby Digital+ e DTS-HD Master Audio, e a flexibilidade é aumentada com a compatibilidade Apple Air Play, que permite reproduzir bibliotecas de músicas iTunes em dispositivos portáteis ou em computadores (PC ou Macintosh) e todos os mais populares ficheiros de áudio digital, desde o MP3 ao FLAC.

As capacidades de reprodução em rede incluem ainda suporte para Spotify, Internet Radio (com vTuner), servidores DLNA e controlo através de app gratuita para iOS e Android. Este equipamento à prova de futuro inclui já processamento e conversão de fontes de vídeo para sinais 4K.

É ainda possível ligar equipamentos sem fios via Bluetooth através do módulo opcional RX101, disponível por 159 euros.

O preço do NR-1604 é de €699. O equipamento está disponível em Preto e em Silver Gold – uma cor tradicionalmente usada pela Marantz nos seus equipamentos topo-de-gama.

Por €549 está também disponível o Marantz NR-1504, que utiliza o mesmo chassis do NR-1604 mas possui cinco canais de amplificação (contra sete).

Mais informações:
]www.marantz.co.uk/uk/Products/Pages/ProductDetails.aspx?ProductId=NR1604
]www.marantz.co.uk/uk/Products/Pages/ProductDetails.aspx?ProductId=NR1504