16 de outubro de 2013

Marantz Série CD6005 e PM6005: O estéreo premiado


Acabados de chegar ao mercado, o leitor Marantz CD6005 e o amplificador integrado PM6005 já contam com importantes galardões: enquanto o leitor de CD recebeu as cobiçadas 5 estrelas da revista britânica What Hi-Fi Sound and Vision (teste em www.whathifi.com/review/marantz-cd6005), o conjunto do CD e do amplificador foi testado pela prestigiada revista alemã Stereo: o CD recebeu a classificação de “Excelente” e o amplificador foi considerado “Excepcional” (PDF de 4 páginas em http://pt.scribd.com/doc/176339255/Test-STEREO-6005Kombi-pdf).

Apesar de acessíveis, qualquer um destes equipamentos possui interessantes argumentos de venda, tendo em conta as suas funcionalidades de reprodução de ficheiros e suporte para dispositivos de áudio digital, incluindo certificação Apple.

Na verdade, o Marantz PM6005 é um dos amplificadores integrados de alta qualidade mais acessíveis do mercado capaz de aceitar todo o espectro de fontes – desde uma entrada dedicada para gira-discos até entradas ótica e coaxial para ligação de equipamentos com saídas digitais.

Quanto ao Marantz CD6005, é muito mais do que apenas um leitor de CD Audio, com suporte para discos CD-R/CD-RW, reprodução de ficheiros MP3, AAC e WMA, e entrada digital USB com certificação “Made for iPhone/iPod”.

O PVP destes Marantz é de €599 para o amplificador PM6005 e de €499 para o leitor CD6005.

Marantz PM6005

O PM6005 é muito mais do que o sucessor melhorado do multi-premiado PM6004. Com este novo modelo, já é possível ligar diretamente uma vasta gama de fontes digitais e usar o seu conversor digital/analógico (DAC) de qualidade superior para melhorar significativamente a qualidade de som dos ficheiros digitais.

Quanto ao resto, a Marantz reteve tudo o que estava já certo no modelo anterior: secções de pré-amplificação e amplificação que usam exclusivamente componentes discretos – nem um circuito integrado (IC) à vista no caminho do sinal! Isto, porque componentes cuidadosamente selecionados não só ultrapassam qualquer IC em termos de qualidade, mas também tornam possível refinar o som com muito maior detalhe, o que resulta em maior clareza e transparência.

Tal como acontece em amplificadores muito mais caros, a Marantz emprega no PM6005 uma fonte de alimentação criada em torno de um transformador toroidal de baixo ruído, blindado e de baixa impedância, bem como condensadores principais costumizados.

A par das entradas digitais, a flexibilidade deste modelo inclui um total de cinco entradas analógicas, incluindo uma entrada “Phono” dedicada para gira-discos, com equalização e pré-amplificação para células de íman móvel (MM). Dois pares de terminais de rosca para colunas facilitam a ligação de dois pares de colunas diferentes (com comutação A-B) ou então a ligação a um par de colunas com dois pares de cabos (“bi-wiring”). Um controlo à distância completa o sistema

As entradas ótica e coaxial são a parte visível de uma nova secção digital, a qual está totalmente blindada e separada para evitar qualquer interferência no sinal analógico. O DAC é um Cirrus Logic CS4398 com uma resolução de 24bit/192kHz e 120 dB de gama dinâmica.

Marantz CD6005

O CD6005 pode ser novo, mas chega ao mercado já premiado com as cobiçadas 5 estrelas atribuídas pela revista britânica What Hi-Fi Sound & Vision. Esta máquina é uma versão melhorada do modelo anterior com um reforço no chassis e um mecanismo de transporte do CD em posição central para eliminação das vibrações.

A fonte de alimentação sobredimensionada alimenta o sinal digital e os circuitos analógicos do leitor, enquanto o DAC CS4398 de alta qualidade converte os sinais digitais em analógicos que são depois “empurrados” para as saídas com tomadas banhadas a ouro através do pequeno amplificador de sinais proprietário da Marantz, o HDAM-SA2.

O comando à distância controla tanto o CD6005 como o amplificador PM6005, enquanto os modos “low-power stand-by’ e ‘auto stand-by’ poupam energia elétrica.

Graças à capacidade de leitura de ficheiros digitais mais populares (MP3, AAC e WMA) e à conectividade certificada com equipamentos Apple iPhone e iPod, este é um leitor de música para todos os formatos.