16 de agosto de 2012

SIM2 M.150: a convergência entre Luz, Beleza e Tecnologia


SIM2

A SIM2, o fabricante italiano de eletrónica de consumo conhecido em todo o mundo pelos seus videoprojectores de cinema-em-casa de elevado desempenho que conjugam um visual estético único com a projeção de imagens de qualidade ímpar, eleva a experiência visual a um novo patamar com a introdução do M.150, o primeiro vídeo projetor DLP 3D LED ativo do mundo.

Baseado num sistema de projeção que conjuga a última geração DLP DarkChip 4 com um sistema de fonte de luz LED RGB que dispensa a utilização de filtros, uma vez que cada uma das fontes de luz emite uma das cores básicas necessárias para recriar todo o espectro de cor da imagem (SIM2 Super PureLED).

A SIM2 utiliza também um sistema de processamento digital 3D proprietário que permite a projeção de imagens 3D esquerda e direita completamente independentes. O resultado é, pela primeira vez, a exibição de imagens 3D sem qualquer cintilação ou efeito “fantasma”.

O fabricante italiano, distribuído em Portugal pela Infinite Connections, garante que o SIM2 M.150 oferece “as imagens 3D mais naturais de sempre, evitando fadiga visual e perceção artificial que é típica de sistemas de projeção 3D concorrentes”. Os circuitos de processamento digital de imagem do SIM2 M.150 asseguram que a imagem é corretamente separada e que cada olho vê apenas a imagem (esquerda e direita) que deve, criando assim um efeito estereoscópico convincente e semelhante ao do mundo real.[1]

Os circuitos de processamento de imagem são os mesmos usados no modelo high-end SIM2 LUMIS 3D-S de 3 chips e oferecem os mesmos modos de imagem otimizados para visualização 2D e 3D: PureMovie, PureMotion 2D and PureMotion 3D.

 

A vantagem da projeção LED

O SIM2 M.150 oferece ao utilizador uma experiência de cinema-em-casa totalmente nova em termos de qualidade de imagem com a vantagem adicional de deixar de haver a necessidade de mudar de lâmpada, uma vez que o sistema LED RGB de alta potência possui uma vida estimada de 20 anos – ou o equivalente a uma utilização diária de 4 horas, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Além disso, a fonte de luz LED RGB usada pela SIM2, designada PhlatLight e produzida pela empresa norte-americana Luminus, mantém a capacidade luminosa ao longo de praticamente todo o seu período de vida útil, enquanto uma fonte de luz branca convencional, além de possuir um tempo de vida útil muito mais reduzido, perde uma parte significativa da sua capacidade luminosa durante as primeiras centenas de horas de utilização.

Outras vantagens da utilização de LEDs de alta potência como fonte luminosa num videoprojector incluem o ligar/desligar instantâneo (porque não é necessário qualquer pedíodo de aquecimento/arrefecimento), bem com um maior silêncio de funcionamento, devido a uma menor necessidade de arrefecimento (os LED não geram tanto calor como as lâmpadas dos projetores convencionais).

No caso do SIM2 M.150, a vantagem da utilização dos LED na redução do ruído foi conjugada com um sistema de arrefecimento que utiliza ventoinhas cuidadosamente calibradas que, além disso, tira partido da construção da própria caixa, revestida com vidro polido, o qual contribui também para a redução do ruído de funcionamento.

Instalação flexível com óticas múltiplas

O M.150 pode ser equipado com três diferentes tipos de óticas, de forma a oferecer uma grande flexibilidade de instalação. Entre as opções disponíveis encontra-se um grupo ótico tipo short-throw com uma relação de projeção de 0,675:1 e que permite obter grandes diagonais mesmo com o projetor posicionado a curta distância da tela.

Para aumentar ainda mais as opções de instalação, o SIM2 M.150 está equipado com deslocamento (lens shift) motorizado do bloco ótico, tornando-o num dos equipamentos deste género que oferece maior facilidade de instalação, independentemente do formato e dimensões da sala. Esta funcionalidade permite um deslocamento do bloco ótico de +60%/-25% no plano vertical e de +/- 8% na horizontal.

“Quando a qualidade visual é combinada com tecnologia e design sem paralelo, é harmoniosamente criada uma experiência visual que só pode ser descrita como arte”, disse a propósito João Cunha, da Infinite Connections. “Este sistema constitui um novo caminho para a SIM2, ao oferecer um produto que transcende o cinema-em-casa tradicional e que traz consigo uma solução visual que ‘mobila com vídeo’ a habituação através da luz.”

Desenho elegante e moderno

O aspeto incrível do novo M.150, criado pelo premiado designer industrial Giorgio Revoldini, representa uma nova era para a SIM2 em termos de design de projetores.

Com linhas reminiscentes de clássicos italianos da eletrónica de consumo, como o CUBO TV da Brionvega, o M.150 exibe linhas fortes e bem definidas, dando-lhe um aspeto contemporâneo que sugere de imediato elegância e luxo.

A caixa do M.150 tem uma superfície em vidro preto polido. Usado como uma alternativa elegante a grandes ecrãs de televisão, o SIM2 M.150 oferece tecnologia de ponta que se integra da melhor forma em qualquer espaço doméstico de lazer.

O SIM2 M.150 está já à venda em Portugal, através da Infinite Connections, e tem um preço aproximado de 24.400 euros.

Mais informações: http://www.sim2.com/home/en/content/m150 e http://m150.sim2.com/


[1] Uma explicação mais técnica para a solução encontrada pela SIM2 para o problema da projeção 3D pode ser encontrada em http://m150.sim2.com/tech3d/m150-3d-features.